Hospital Santa Rita

Afecc

Educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar na comunidade o paciente com câncer.

Outubro Rosa


QUANDO A CIDADE FICA MAIS CHARMOSA
Uma das formas de chamar a atenção para a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer é o movimento Outubro Rosa. Nessa ocasião, a cidade fica com seus monumentos históricos, pontos turísticos, prédios públicos e privados iluminados na cor rosa durante todo o mês de outubro.

Em 2000, a Afecc trouxe o Outubro Rosa para o Espírito Santo e, desde então, é a coordenadora oficial do movimento em terras capixabas. A cada ano, no dia 1.º de outubro, o Governador do Espírito Santo dá início, junto com a Diretoria da Afecc, às ações do movimento. No final da tarde desse dia, o Palácio Anchieta, sede administrativa do governo, fica iluminado de rosa. O mesmo acontece com os monumentos da cidade.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O MOVIMENTO EM 2015
Como em todos os anos, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer de mama começaram a ser realizadas pela Afecc em parceria com o poder público e a iniciativa privada, no dia 1.º/10. Entre as ações para chamar a atenção da população, o uso da camisa Outubro Rosa - Um toque pela vida é destaque. Um totral de 40 mil camisas foram disponibilizadas em inúmeros pontos da cidade para que as pessoas, ao doarem R$ 15,00, recebam a camisa do Outubro Rosa 2015. O recurso arrecadado é direcionado aos programas sociais desenvolvidos pela Afecc para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia.  

O ALERTA DESTE ANO

Veja o vídeo do Movimento 2015 
https://www.facebook.com/AfeccSantaRita/videos/vb.129454437114957/983847748342284/?type=2&theater

De janeiro a agosto de 2015, 680 mamografias deixaram de ser feitas porque as pacientes não compareceram. Essa falta representa 26% das mamografias agendadas. Em comparação aos demais exames realizados no Hospital Santa Rita de Cássia e que também apresenta alto número de desistência sem aviso dos pacientes, o percentual de faltas da mamografia atinge uma média de 43,87% do total geral, quase a metade. Dos 1.575 exames gerais que deixaram de ser feitos de janeiro a agosto deste ano, 680 seriam de mamografia.

Na primeira quinzena de setembro, 64 pacientes não compareceram para os exames agendados – 24 deles de mamografia (38%). Fazendo um comparativo com o ano passado, a quantidade de mulheres que não compareceram ao exame, no período de janeiro a agosto, saltou para 266 (64,25% no aumento de faltas).

Preocupada em alertar as mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama, a Afecc adotou o seguinte slogan: "Coloque a mamografia nos seus planos. O câncer de mama tem cura." Diversas peças publicitárias estão sendo veiculadas com esse tema.

Desde 2010 a Afecc coordena as ações do Outubro Rosa no Espírito Santo. O mês é marcado por uma programação intensa envolvendo instituições públicas, privadas e o terceiro setor no desenvolvimento de atividades que incluem palestras educativas, campanhas de doação, gincana, atividades culturais, esportivas e uma grande caminhada. 


VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO OFICIAL 2015

1.º Out    9h – Unidade de Saúde Praia do Suá - Abertura do outubro Rosa
            
            16h30min – Abertura Oficial do Movimento Outubro Rosa AFECC – Palácio Anchieta
 
04Out   7h30 – Corrida Faesa, com largada na Praça Pio XII (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Centro,  Vitória) e chegada no penúltimo bolsão de estacionamento da Praia de Camburi (Av.Dante Michelini, antes da Av. Adalberto Simão Nader, Vitória)

            9h – II Remada Rosa, na Praia do Iate Clube

            10h30 – Aulão de Zumba, Academia Azen, Praia do Iate Clube

05Out    14h30 - Auditório da PMV – Seminário Educação sobre Prevenção do Câncer de Mama para Agentes Comunitários - AFECC/SEMUS/GAS
 
14h – Seminário “Educação sobre Prevenção do Câncer de Mama para Agentes Comunitários de Saúde – AFECC/SEMUS
             
11Out    8h – Corrida Outubro Rosa – Largada rotatória da Praia de Itaparica, chegada no mesmo local
 
14Out    18h – Anchieta - Palestra de Prevenção do Câncer para Colônia de Pescadores- AFECC/SESA   
 
16Out    19h30 - Sede da MUSP/São Pedro – Palestra Conversando “O que você deve saber sobre o Câncer de Mama – SEMUS
 
18Out    7h - III Roseando Vitória – Saída do Palácio Anchieta até a Praça do Papa
 
19Out    14h – Guarapari - Palestra de Prevenção do Câncer para Comunidade Quilombolas - AFECC/SESA   
 
21Out    17h – Chá das Cinco – Picnic Brigaderia – Shopping Vila Velha
 
25Out    8h30 – Caminhada Outubro Rosa “Um toque pela Vida” – Concentração em frente ao Píer Iemanjá - término no Posto de gasolina na Av. Adalberto Simão Nader
                       
26Out    14h – Auditório da PMV – Palestra Conversando “O que você deve saber sobre o Câncer de Mama” - SEMUS         
Horário a definir - Vitória - Palestra de Prevenção do Câncer – na Sesa para LGBT                  
Horário a definir – Cariacica – Palestra de Prevenção do Câncer para Matriz Africana – Afecc/Sesa

28Out    14h – Serra - Palestra de Prevenção do Câncer para Comunidade Cigana - AFECC/SESA   
                      
28Out    18h30 – Missa em Ação de Graças – Igreja Santa Rita de Cássia – Praia do Canto
             
30 Out    21h30 – 12.º Jantar Beneficente da AFECC – Le Buffet – Jardim Camburi
 

compartilhe: