Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

70 anos da Afecc!


Cuidar do próximo com toda a atenção, carinho e acolhimento necessários para o melhor tratamento médico e o bem-estar do paciente são os atributos que fazem da Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc) uma instituição diferenciada e que chega aos 70 anos fortalecida em seus ideais e gestora do maior complexo oncológico do Espírito Santo.

O amor inicial que, em 28 de abril de 1952, levou um grupo de mulheres a criar uma associação de ajuda aos pacientes com câncer, transbordou em acolhimento e comprometimento com a saúde do próximo.

Projetos e ações de cunho social foram realizados e, em 1970, a Afecc inaugurou seu próprio Hospital, o Santa Rita de Cássia. A unidade hospitalar cresceu e hoje é o maior complexo oncológico do Espírito Santo que reúne alta tecnologia em favor da medicina e atende pacientes de convênio e particular nas mais diversas especialidades médicas, sem abrir mão de oferecer mais de 70% de seu atendimento aos pacientes do SUS em tratamento de câncer.

De acordo com a Presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, Marilucia Dalla, em 2021 foram realizados 634.099 atendimentos no Santa Rita, sendo 504.165 exclusivamente para pacientes do SUS. No que diz respeito ao seu compromisso social, a Afecc prestou 197.636 atendimentos em 2021 por meio de seus projetos sociais, disponibilizando 1.459.521 produtos e serviços.
 
“Atualmente 24 projetos sociais atendem os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita. São projetos que oferecem serviços de reintegração do paciente na comunidade, atividades de reabilitação, bem como alimentação proteica, medicamentos e vale transporte para os que já tiveram alta hospitalar e precisam de acompanhamento médico. Com esses incentivos a Afecc consegue evitar o abandono do tratamento”, informa Marilucia. Acesse aqui os projetos sociais e saiba mais sobre as ações e atividades realizadas.
 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA AFECC

Apoio financeiro – Começam, na década de 1950, as ações para arrecadar fundos e apoiar as atividades da Afecc. Época de desfiles de moda e concursos de fantasia. Hoje, novos eventos são realizados, como o Jantar dos Chefs, Noite de Caldos e Jantar Beneficente. Há, também, contribuições financeiras de empresas por meio do Selo Social e de pessoas físicas por boleto bancário.
 
Nasce um sonho - Em 28 de abril 1952, nasce a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), com o objetivo de acolher os pacientes em tratamento de câncer na Grande Vitória.  Em 1958, inicia-se o projeto para construção do Hospital Santa Rita de Cássia, com 100 leitos para internação.

A força do voluntariado - Na década de 1990, estrutura-se a forma de trabalho da Afecc, com foco no Voluntariado. Seminários e treinamentos são realizados anualmente, capacitando e motivando os voluntários da Associação.

A materialização do sonho - No final da década de 1960, inicia-se a construção do Hospital Santa Rita de Cássia, com sua inauguração em 1970, contendo 100 leitos para internação. O Hospital começa a funcionar com o Serviço de Radioterapia.

Atendimento ampliado – Na década de 2000 são inaugurados os novos serviços de Radioterapia e Quimioterapia, com capacidade de atendimento ampliada em 150%.

O Hospital cresce  - Em 1992, são ampliadas as instalações do Hospital Santa Rita de Cássia, que chega a 201 leitos. Em 1995, o Ambulatório Ylza Bianco é inaugurado, aumentando o atendimento aos pacientes do SUS.  Nesse período, os programas sociais da Afecc são intensificados. Hoje, 12 deles são desenvolvidos para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes do SUS após a alta hospitalar.

Transplante de medula óssea - Em 2008, é realizado o primeiro transplante autólogo de medula óssea no Espírito Santo. Em 13 de março de 2017, o Hospital Santa Rita de Cássia realizou o transplante de número 200.

Mais conforto - Em 2009, o novo prédio do Ambulatório Ylza Bianco é inaugurado, oferecendo mais conforto aos pacientes. Em 2016, foram realizados 94.091 atendimentos pelo SUS.

Outubro Rosa - Em 2010, o Outubro Rosa chega ao Espírito Santo, sob a coordenação da Afecc. O movimento alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama. 

Maior complexo oncológico - Em 2015, as novas instalações para Quimioterapia são inauguradas e o Hospital passa a ser o maior complexo de atendimento oncológico do Espírito Santo.

Humanização do Atendimento – A Afecc realiza ações de prevenção e promoção da saúde. O princípio da Instituição é de que a informação é a base do cuidado com a saúde. A atenção é sempre sistemática e acolhedora, envolvendo a família em todo o processo terapêutico.

Selo Social – o selo é uma iniciativa que tem por objetivo fortalecer as ações e projetos desenvolvidos pela Afecc.

Centro de Vivência Casa Rosa – Inaugurado em 2018, o Centro de Vivência tem como objetivo buscar, com atividades vinculadas às artes manuais, momentos de integração, troca de experiências, lazer e a possibilidade de geração de renda.

Bazar Afecc – O Bazar é um programa gerador de receita para os demais programas e projetos sociais desenvolvidos em prol dos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.

Programas Sociais – A Afecc possui 20 programas sociais, todos voltados para o bem-estar dos pacientes do SUS em tratamento de câncer.

Propósito da Afecc – “O nosso amor se traduz em cuidar de você”. Mais do que uma frase ou teoria, esse é o propósito da Afecc. Ele reflete o jeito de ser e de fazer as coisas. A intenção é de quem procura os serviços da Associação sinta-se cuidado, acolhido, respeitado e que sua experiência supere as expectativas.



 

compartilhe: