Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Agentes da Rede do Bem

A manhã do último dia 21 foi de homenagens e de reconhecimento ao trabalho das instituições e das pessoas que lutam pela causa da mulher e da Justiça no Espírito Santo. Nesse contexto, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) foi homenageada pelo presidente da Arcelor Mittal Tubarão, Benjamim Batista Filho.

Representando a presidente da Afecc, Telma Dias Ayres, que estava no Congresso da Rede Nacional Feminina de Combate ao Câncer, realizado em Palmas (TO), a vice-presidente da Afecc, Marilucia Dalla, recebeu a homenagem.

Após ressaltar o diferencial do trabalho realizado pela equipe da Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia, Benjamim Batista Filho entregou à Marilucia Dalla uma estatueta com os dizeres: “Homenagem da Arcelor Mittal Tubarão pelo engajamento na proteção, tratamento e suporte espiritual no combate ao câncer.”

Além da Afecc, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) também foi homenageado, segundo Benjamim Batista Filho, por ter aberto as portas para a população, para a modernização, pela interiorização de suas ações e pelo trabalho em defesa da mulher. Receberam a homenagem, pelo TJ-ES, a juíza Hermínia Azoury e o presidente do Tribunal, Pedro Valls Feu Rosa.

Antes das homenagens, a vice-presidente da Afecc, Marilucia Dalla foi convidada a apresentar os resultados do movimento Outubro Rosa 2013 (veja no quadro abaixo), cujo um dos parceiros é a ArcelorMittal Tubarão.
As homenagens fizeram parte das celebrações dos 30 anos da ArcelorMittal Tubarão.
 
 
 
Ações do movimento Outubro Rosa 2013 no Espírito Santo
  1. Iluminação de monumentos públicos e pontos turísticos.
  2. Palestras de conscientização em empresas e órgãos públicos.
  3. Venda de 30 mil camisas do movimento Outubro Rosa 2013.
  4. Ampliação da oferta de exames e de atendimento em horário estendido nas unidades de Saúde – Parceria com as secretarias municipais de Saúde.
  5. Envolvimento com a Educação. Por meio do Projeto  Afecc  Educa, estudantes da rede municipal de Vitória receberam orientação sobre hábitos alimentares, higiene pessoal, entre outras. Essa ação foi realizada no parque Tancredo de Almeida Neves, popularmente chamado de Tancredão.
  6. Realização de ações junto com as secretarias municipais dos Transportes, de   Comunicação, de Saúde, de Administração, entre outras.
  7. Realização da Gincana Recreativa da 3ª Idade, no parque Tancredão.
  8. Orientação e Prevenção de Câncer – Linha da Saúde. Uma parceria feita com a GVBUS/SALLUS  nos terminais de passageiros da Grande Vitória. Estiveram envolvidos os terminais de Itaparica, Campo Grande, Itacibá, Laranjeiras , Carapina e  Jacaraípe.
  9. Apoio à 9ª Corrida Faesa.
  10. Realização de ações educativas nas prefeituras e secretarias de Saúde  da Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Marechal Floriano, São Gabriel da Palha, Venda Nova do Emigrante, Aracruz, Itarana, Ibatiba, Jaguaré,  Santa Maria de Jetibá, João Neiva, Alfredo Chaves e  Colatina.
  11. Realização de uma Mesa Redonda com o tema “Alimentação Natural e Funcional: Boas Práticas na Prevenção e no Tratamento de Doenças”, realizada no Hotel Senac Ilha do Boi.
  12. Realização da 4.ª Caminhada pela Vida, na orla da Praia de Camburi, com espaço sócio-educativo e cultural. Compareceram cerca de 4 mil pessoas.
  13. Desenvolvimento de ações educativas, em parceria do Governo do Estado e prefeituras, para  viabilização de acesso a exames de mamografia para as mulheres do sistema prisional capixaba e dos povos tradicionais do Espírito Santo, como os indígenas e  os quilombolas.
  14. Participação nos seminários de 147 profissionais de saúde das unidades prisionais de Viana, Vila Velha, Cariacica, Serra, São Mateus, Linhares, Barra de São Francisco e São Domingos do Norte. 
  15. Realização, pela 1ª vez, de palestras e de orientação de combate ao câncer para os trabalhadores rurais de assentamento da reforma agrária, em Piranema, no município de Fundão, com a parceria do Incra.
  16. Realização de seminários sobre combate ao câncer para os profissionais que atuam com a população de rua e LGBT (Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênicos).

compartilhe: