Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Cirurgia robótica é destaque no II Congresso de Oncologia da Afecc-Hospital Santa Rita

Grandes nomes da robótica estarão presentes no evento
 
A cirurgia robótica será a grande novidade do II Congresso de Oncologia da Afecc-Hospital Santa Rita, a ser realizado de 26 a 28 de março, no Centro de Convenções de Vitória.  Esse avanço tecnológico, que chega ao Espírito Santo de forma pioneira pelo Hospital Santa Rita com a aquisição do Robô Da Vinci Xi, vem proporcionando nos grandes centros médicos brasileiros e internacionais a realização de procedimentos menos invasivos nas mais diversas especialidades médicas. As indicações, as especialidades onde a cirurgia robótica é mais utilizada e os benefícios para o paciente serão apresentados e debatidos no Congresso.

Logo no primeiro dia, 26/3, das 10h30 às 12h, será realizado o Simpósio de Cirurgia Robótica, no Auditório 3, com a participação do cirurgião geral Fernando de Barroscoordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas Copacabana (RJ).  À tarde, no Auditório 2, o cirurgião Ranyell Spencer, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), abordará a cirurgia robótica no câncer de reto, e às 13h, no Auditório 3, o urologista da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Câncer de São Paulo, Rafael Coelho, falará sobre cirurgia robótica em urologia.  No dia seguinte, a robótica será novamente abordada, dessa vez pelo cirurgião oncológico Gustavo Guitman, especialista em ginecologia oncológica em atuação no Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro (Inca). São grandes nomes da robótica participando do Congresso médico em Vitória.
 
Além da cirurgia robótica, outras novas tecnologias também serão apresentadas no Congresso, como a Ablação por Radiofrequência (RFA), uma eficaz alternativa para tratar e reduzir os nódulos benignos, císticos e não-císticos da tireoide. Trata-se de um procedimento de aplicação de radiofrequência realizado por meio da inserção de um eletrodo no centro do nódulo a ser tratado, guiado por ultrassonografia. Esse procedimento reduz, gradativamente, o volume do nódulo, preservando as funções hormonais da glândula da tireoide.  É o mais moderno e avançado tratamento para nódulos benignos, mas estudos internacionais já mostram sucesso dessa nova técnica em tumores malignos.

Mas o procedimento mais realizado é, ainda, o tratamento cirúrgico, com grandes avanços na era das cirurgias videoendoscópica e robótica. Quem abordará as novas tecnologias em cirurgia de tireoide será o cirurgião de cabeça e pescoço Marco Aurélio Vamondes Kulcsar, da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp).  Ele estará no Auditório 3, das 13h30 às 14h30, no dia 27/3.

ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR - Assim como os avanços tecnológicos, o Congresso abordará a importância do trabalho interdisciplinar em oncologia e os desafios no cuidado ao paciente com câncer. Renomados profissionais do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Pernambuco e Minas Gerais mostrarão os avanços e as novidades na área, o que inclui os cuidados paliativos,  nutrição,  reabilitação do paciente, fisioterapia e suporte psicossocial.

A presidente da Comissão Científica do Congresso e cirurgiã oncológica do Hospital Santa Rita, Ana Luiza Miranda Cardona Machado, chama a atenção para a amplitude do evento. “A proposta é trocar experiências, adquirir conhecimento para avançar cada vez mais no tratamento oncológico. O Santa Rita, por ser um centro de referência em oncologia no Espírito Santo, tem muito a contribuir com os demais centros e avançar cada vez mais em novos tratamentos”, conclui.

Acesse o link para conferir a Programação Preliminar:
https://jacredenciei.com.br/e/congressoafecc2020
 

compartilhe: