Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Oficina Saúde com Sabor

Biscoito com produtos naturais, bolinhos com trigo integral, bolos adoçados com uva passa no lugar de açúcar, enfim, receitas de família que trazem memórias afetivas, mas repaginadas para proporcionar saúde além do prazer de saborear um alimento que remete ao gosto da infância ou das tradicionais reuniões de família. Essa é a proposta da oficina Saúde com Sabor que vem sendo realizada no Centro de Vivência Casa Rosa (CVCR) para as pessoas em tratamento de câncer na Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia.

As receitas são as mais inusitadas e variadas. No dia 7/10 a receita preparada da forma mais saudável possível foi o Cozido de Banana Verde com Carne Seca, uma sugestão da paciente Benedita Silva Santos.

Esse, inclusive, foi o almoço do dia, em homenagem ao Outubro Rosa. Todas as participantes, a nutricionista que coordena da Oficina, a assistente social envolvida nesse projeto e a equipe do CVCR participaram do almoço.

A Oficina
A proposta da Oficina Saúde com Sabor é devolver ao paciente a possibilidade de voltar a saborear bolos, biscoitos e demais pratos doces ou salgados que o remetem a boas e agradáveis lembranças, mas que, por questões de saúde, não poderiam voltar a comer por conterem ingredientes não indicados para sua condição atual de saúde.

Na realidade, esclarece a nutricionista oncológica Olívia Galvão de Podestá, coordenadora voluntária da Oficina, o ideal é que todas as pessoas peguem suas receitas e substituam os ingredientes processados e principalmente os ultra processados, por produtos naturais. “Essa é a melhor opção para todos nós, independentemente se estamos com restrição alimentar. Vamos investir no verdadeiro sabor dos alimentos, comer comida de verdade”, orienta ela.

Essa oficina teve início em setembro e já foram realizados três encontros, ocasiões em que foram preparados bolos, biscoitos e pratos salgados. Olívia esclarece que após o preparo de uma receita, o grupo seleciona a próxima e, juntos (pacientes e nutricionista) identificam os ingredientes a serem substituídos, tornando a receita de família mais saudável.

A equipe do CVCR compra os ingredientes para a nova receita e o “dono” da receita prepara enquanto ensina aos demais. Depois de pronto é só degustar! Tudo é feito na cozinha do CVCR.

Dessa forma, todos aprendem receitas mais saudáveis e saborosas. A ideia, adianta a nutricionista, é elaborar um livro com as melhores e mais saborosas receitas. O grupo pretende selecionar as 10 melhores e publicar o livro de receitas intitulado “Memórias Afetivas da Infância” (título até agora provisório).

Olívia esclarece que comida e amor andam muito juntos, pois têm uma ligação com a história da pessoa. Então, a oficina procura dar uma melhoria nutritiva à receita. “Nada de imposição, mas de melhora nutricional da receita. A comida te ameaça, mas também te acolhe. E todos precisam comer comida de verdade, comer bem e de forma saudável, principalmente quem está em tratamento oncológico”, lembra ela que é Doutora em Nutrição Oncológica, pelo Hospital A.C. Camargo Cancer Center – SP.

Para fazer parte do grupo, o paciente precisa estar em tratamento ou acompanhamento médico pelo SUS, no Hospital Santa Rita de Cássia. A indicação é feita pela equipe interdisciplinar do Hospital. 

 

compartilhe: