Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Outubro Rosa 2020

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.
 
Para a campanha deste ano, a Afecc-Hospital Santa Rita, coordenadora do Outubro Rosa no Estado, preparou um movimento com a maioria de suas ações virtuais. As orientações para que as mulheres fiquem atentas e marquem seus exames preventivos, bem como para que os homens façam o mesmo serão, em sua grande maioria, realizadas em plataformas virtuais.
 
A presidente da Afecc-Hospital Santa Rita e coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, Marilucia Dalla, acrescenta que as atividades em que a presença física for preciso “obedecerão aos critérios de distanciamento social, uso de máscaras protetoras e demais cuidados necessários para dar segurança a todos”. Por isso, o slogan do movimento deste ano no Espírito Santo é “A vida mudou. A forma de cuidar dela não”.
 
Entre as atividades virtuais estão palestras de orientação com médicos, psicólogos e assistentes sociais. Nos anos anteriores os palestrantes iam até as empresas e comunidades. Neste ano, esses encontros serão realizados em plataforma online.

A CAMISA AFECC – OUTUBRO ROSA 2020
A Camisa da Afecc - Outubro Rosa 2020 foi oficialmente lançada no dia 21 de setembro, durante a inauguração da Loja Outubro Rosa, no Shopping Vitória, localizada ao lado da Le Postiche, próximo da Camicado. Ela traz no peito uma criação da artista Raissa Saidler, que também elaborou a arte que decora o interior da loja.  Para adquirir a camisa, basta doar R$ 25,00. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento de câncer dos pacientes do SUS no Hospital Santa Rita. A artista trabalhou voluntariamente para a causa, assim com a decoradora Zildinha Helal, que fez a ambientação da loja.

Na Loja Afecc, localizada no Shopping Vitória, os tamanhos disponíveis são PP, P, M, G, EXG e EXGG. O contato da loja é (27) 98158-4273.

Além da loja no Shopping Vitória, as camisas também podem ser adquiridas em dois outros pontos oficiais: loja das Óticas Paris, localizada no Shopping Vila Velha e na Harley-Davidson, localizada na Enseada do Suá, Vitória.

Nas Óticas Paris e na Harley-Davidson é importante ligar para confirmar os tamanhos ainda disponíveis. Para as Óticas Paris, ligue (27) 3533-2120. Para a Harley-Davidson, ligue (27) 3357-7172.

Há cinco anos a Afecc adotou o conceito da camisa assinada por um artista de renome local. O objetivo é envolver a arte no movimento, é fazer da camisa uma peça de arte a cada ano. Em 2016 a estampa foi criada por Flávia Carvalhinho, em 2017 pelo artista Hilal Sami Hilal, em 2018 por Taíza Ammar, em 2019 a escolhida foi Ana Paula Castro, e, agora em 2020 a estampa foi feita pela artista Raissa Saidler.

LOJA OUTUBRO ROSA – Entre as ações presenciais está a Loja Outubro Rosa, montada no 1º Piso do Shopping Vitória, próximo da Camicado e ao lado da Le Postiche,  obedecendo às regas de funcionamento do local, o que neste ano inclui o uso obrigatório de máscara. No interior da loja tem frascos de álcool para limpeza das mãos e limite para atendimento simultâneo. A loja abriu as portas no dia 21/09. Os dias e horários de funcionamento são os mesmos das demais lojas do Shopping. Passa lá e colabore com o movimento adquirindo a camisa e peças alusivas à campanha. Para adquirir a camisa Outubro Rosa 2020, basta doar R$ 25,00. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento de câncer dos pacientes do SUS no Hospital Santa Rita.
 
ABERTURA OFICIAL – Outra grande novidade foi a abertura oficial do Outubro Rosa no Espírito Santo. “Este ano, no dia 1º/10, tivemos uma live de abertura do nosso movimento. Tudo organizado pelo grande parceiro da Afecc, Marcelo Lages, gerente de Cultura do Sesi-Findes. A ideia foi levar o conceito do Outubro Rosa ao maior número de pessoas e de forma segura para todos”, informa Marilucia.
 
Ela acrescenta que, além da abertura oficial em parceria com o Governo do Estado, outras lives e ações de comunicação estão sendo realizadas para ampliar o alcance do movimento e proporcionar retorno para os cuidados aos pacientes do SUS em tratamento de câncer na Afecc-Hospital Santa Rita.
 
QUANDO A CIDADE FICA AINDA MAIS CHARMOSA
Uma das formas de chamar a atenção para a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer é o movimento Outubro Rosa. Nessa ocasião, a cidade fica com seus monumentos históricos, pontos turísticos, prédios públicos e privados iluminados na cor rosa durante todo o mês de outubro. Em 2010, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia trouxe o Outubro Rosa para o Espírito Santo e, desde então, é a coordenadora oficial do movimento em terras capixabas.
 
A cada ano, no dia 1.º de outubro, o Governador do Espírito Santo dá início, junto com a Diretoria da Afecc-HSRC, às ações do movimento. No final da tarde desse dia, o Palácio Anchieta, sede administrativa do governo, fica iluminado de rosa. O mesmo acontece com os monumentos da cidade.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O MOVIMENTO NO ES
Como em todos os anos, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer de mama começaram a ser realizadas pela Afecc-HSRC em parceria com o poder público e a iniciativa privada, no dia 1.º/10. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa da Afecc para o Outubro Rosa.

Acesse o link dos patrocinadores Cota Ouro do Outubro Rosa 2020:
 
ABL - http://www.ablbrasil.com.br/
ARCELOR MITTAL - https://brasil.arcelormittal.com.br/
BANESTES - https://www.banestes.com.br/
EPA - https://www.epa.com.br/
EUROFARMA - https://www.eurofarma.com.br/
GRUPO ÁGUIA BRANCA - https://www.aguiabranca.com.br/grupo-aguia-branca
MP PUBLICIDADE - http://www.mppublicidade.com.br/
SHOPPING VITÓRIA - http://www.shoppingvitoria.com.br/
VALE http://www.vale.com/brasil/pt/paginas/default.aspx
 
ESTIMATIVA DE CÂNCER - A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que no Brasil, surgirão 66.280 novos casos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
 
No que diz respeito ao câncer de próstata, a estimativa do Inca para o Brasil é de  65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

No Espírito Santo, somente o Hospital Santa Rita atendeu, em 2019, a 727 novos casos de câncer de mama, 402 de colo de útero, e 572 novos casos de próstata. No ano de 2018 foram 632 casos novos de câncer de mama, 340 de colo de útero, e 493 novos casos de câncer de próstata.

Portanto, o medo da Covid-19 não pode superar a iniciativa de cada um em cuidar de sua própria saúde e de seus familiares. Com a pandemia, a vida mudou, mas a forma de cuidar dela, não.

 

compartilhe: