Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Outubro Rosa 2021

No dia 30/09, às 18h, no Palácio Anchieta, foi oficialmente aberto o movimento Outubro Rosa 2021, com a presença do governador Renato Casagrande, da primeira-dama Vigínia Casagrande, da presidente da Afecc-Hospital Santa Rita e coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, Marilucia Dalla, da Diretoria da Afecc e do Santa Rita, e convidados.
 
Como nos dois últimos anos, a abertura contou com a produção artística de Marcelo Lages e sua equipe na criação de cenários que  interagiram com o público para transmitir as mensagens do Outubro Rosa.
 
De acordo com Marcelo, foi uma experiência única e inédita. “Um concerto itinerante dentro do Palácio Anchieta, com a participação das maiores cantoras capixabas. Foi um passeio inesquecível e cheio de emoção pelos recantos de um dos maiores marcos arquitetônicos do Espírito Santo”.
 
Devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a solenidade de abertura foi limitada a convidados. Mas, no dia 1º de outubro, as interações artísticas ficaram abertas ao público, sendo necessário fazer agendamento prévio no Palácio Anchieta, por meio de links devidamente divulgados. As sessões foram às 18h, 19h e 20h.
 
O Outubro Rosa 2021 vem para fortalecer o alerta: A prevenção é essencial. O motivo, explica a coordenadora do movimento no Espírito Santo, Marilucia Dalla, é incentivar as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia.
 
PERCENTUAL DE QUEDA NOS EXAMES E PROCEDIMENTOS
 
“Percebemos que por medo de pegar Covid-19, muitas pessoas deixaram de ir ao médico, adiando exames e retardando o início de um possível tratamento. Outras tentaram agendar, mas não conseguiram. Essa nossa percepção foi constatada pelo Conselho Federal de Medicina na Análise Sobre Atendimentos
 Ambulatoriais Eletivos e Cirurgias Eletivas no SUS, divulgado no final da primeira quinzena de setembro deste ano”.
 
Pelo estudo do CFM, no Espírito Santo, houve uma redução de 36% no total de procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no SUS, de 2019 a 2020, o que representa menos 490.743 procedimentos realizados.
 
Em âmbito nacional, o exame de mamografia bilateral para rastreamento de câncer, também pelo SUS, sofreu uma queda de 48% no Brasil, ou seja, 1.553.904 de exames deixaram de ser feitos em todo o país. Esse levantamento foi feito com base nos dados oficiais do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), ambos organizados pelo Ministério da Saúde.
 
Então, como reforço para o alerta da importância da detecção e tratamento precoces do câncer e demais doenças, faremos esse alerta no Outubro Rosa deste ano. Para quem não fez os exames preventivos, ainda dá tempo. Agende uma consulta com o médico e siga as orientações que ele prescrever. Vá de máscara, leve um frasquinho de álcool a 70% para higienizar as mãos, mantenha o distanciamento social, enfim, previna-se”, alerta Marilucia.
 
ESTIMATIVAS DE CÂNCER DE MAMA PARA O ES
 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 790 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo até o final deste ano, sendo 80 em Vitória. Para o Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença.
 
Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.
 
Somente na Afecc-Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Espírito Santo, foram registrados, em 2019, o total de 727 novos casos de câncer de mama, e, em 2020, mais 770 casos novos, um aumento de 43 casos. Apesar desse aumento, acredita-se que a pandemia retardou a detecção e que, possivelmente, um número maior será registrado no período pós-pandemia.
 
FATORES DE RISCO
 
De acordo com o Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No entanto, a idade é um fator importante. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença. Veja alguns fatores de risco:
·         Idade acima de 50 anos.
  • Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)
  • Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)
  • Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)

Atividades Outubro Rosa
 
Neste ano de 2021 as atividades do movimento Outubro Rosa serão realizadas em formato virtual e presencial. As palestras de orientação com médicos, psicólogos e assistentes sociais para empresas e instituições públicas serão realizadas de forma virtual.  Já as orientações aos chamados povos tradicionais (indígenas, pescadores, quilombolas, acampamentos ciganos) serão presenciais.
 
A Afecc-Hospital Santa Rita também está viabilizando a realização de exames de mamografia e ultrassonografia para os povos tradicionais, e verificando junto às prefeituras a possibilidade de ampliação, durante o mês de outubro, dos horários e dias de atendimentos para realização de exames de mamografia.
 
Também no período do movimento Outubro Rosa, a Afecc viabiliza, junto com a Secretaria de Estado da Justiça, a realização de mamografias nas mulheres do Sistema Prisional. Por questão de segurança, os dias, horários e locais dos exames não são divulgados.
 
Loja Outubro Rosa 2021
 
Entre as ações presenciais está a Loja Outubro Rosa, que abriu as portas no dia 26/08 e ficará até o dia 31/10. Como nos anos anteriores, ela fica montada no Shopping Vitória e obedece ao horário de funcionamento do mall. Devido à pandemia de Covid-19, no interior da loja tem frascos de álcool a 70% para limpeza das mãos, é solicitado o uso obrigatório de máscara e o atendimento respeita o distanciamento social.
 
O espaço onde funciona a loja foi cedido pelo Shopping Vitória, a decoração doada por fornecedores, os móveis emprestados por empresas parceiras e a ambientação uma cortesia da designer de interiores Zildinha Helal, com colaboração da arquiteta Priscilla Sarcinelli.

O carro chefe dos produtos é, como nos anos anteriores, a Camisa Afecc Outubro Rosa.  Este ano a estampa é de autoria da artista plástica e designer Flávia Carvalhinho, artista local que iniciou o conceito de assinar a camisa do movimento no Espírito Santo.
 
Na loja, além da camisa alusiva ao movimento, constam diversos produtos, como necessaires, bolsas, canecas, entre outros. Adquirindo os produtos a pessoa estará ajudando a divulgar essa importante campanha de alerta à detecção precoce do câncer, como também, contribuindo com os programas e projetos sociais voltados para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita.
 
Tanto a camisa quanto outros produtos Outubro Rosa também podem ser encontrados no Bazar da Afecc, localizado na entrada da Afecc-Hospital Santa Rita, e nas lanchonetes do Hospital.

PATROCINADORES OUTUBRO ROSA 2021




Abaixo os patrocinadores COTA BRILHANTE. Clique em cada um para ter acesso às suas páginas na internet:

APEX  
BANESTES 

EPA 
MP PUBLICIDADE  
SERVINN 
SHOPPING VITÓRIA 
SICRED 
VALE 

compartilhe: