Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Outubro Rosa com indígenas de Aracruz

Uma das ações do Outubro Rosa 2018 é o atendimento à população indígena. No dia 24, as mulheres das aldeias localizadas em Aracruz receberam um grupo de profissionais composto por médico, enfermeiro, dentista e assistente social que as orientaram a respeito da importância da detecção precoce do câncer de mama – foco do movimento Outubro Rosa –, como também da saúde bucal.

Na aldeia, elas receberam assistência odontológica, aferiram pressão arterial e fizeram dosagem de glicose. Para as crianças, além de assistência odontológica e orientações sobre saúde, teve teatro de fantoche. E as indígenas passaram por avaliação médica e todas com idade compatível para o exame de mamografia e também com histórico familiar ou outro tipo de indicação que justificasse a realização desse exame foram encaminhadas para mamografia, realizada no dia 26/10, na unidade Multiscan, em Laranjeiras. Um total de 50 mulheres fizeram o exame.
 
As mulheres que, além da mamografia receberam indicação para o exame complementar de ultrassonografia mamária, também foram atendidas no Multiscan. Os laudos serão enviados para o médico da Afecc e também para as pacientes. Caso seja detectado algum nódulo, todo o tratamento será realizado pela Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, sem qualquer custo para a paciente.
 
Essa ação foi realizada por meio de parceria firmada entre a Afecc-HSRC, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Centro Universitário Faesa (Projeto Faesa em Ação), a Viação Águia Branca e a clínica Multiscan Imagem e Diagnóstico.  
Vitória, 26 de outubro de 2018

 

 



 

 

 
 
 

compartilhe: