Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Parceria com o Senar-ES

Uma nova parceria voltada para a formação profissional dos pacientes oncológicos do meio rural, em tratamento de câncer, pelo SUS, na Afecc-Hospital Santa Rita está em fase de implementação. A proposta é incluir na grade de programas sociais da Afecc, as atividades de Promoção Social e Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES).

Representantes do Senar-ES e da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) estiveram reunidos com profissionais da Afecc para dar início ao planejamento dessa nova parceria. O objetivo é atender os pacientes do meio rural, durante o tratamento oncológico, com treinamentos de Promoção Social e Formação Profissional do Senar-ES. 

De acordo com a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões, a instituição tem muito a contribuir. “Queremos trazer nossos programas para esses pacientes rurais para que possam ter uma melhor qualidade de vida durante e após o tratamento”, disse. 

Para a gerente de Projetos Sociais da Afecc, Jacqueline Ermidorf, a reunião foi bastante produtiva. “Estamos confiantes de que essa parceria será de muito sucesso”, disse Jacqueline.

De acordo com a supervisora Administrativa da Afecc, Débora Pesca, “muitos dos nossos pacientes vêm do meio rural. A maioria chega nos ônibus da Prefeitura, por volta de 6h, e só retornam por volta de 21h, porque precisam retornar juntos, na mesma condução. Atualmente, para ocupar parte do tempo ocioso, realizamos terapias psicológicas, arte terapia, yoga, leituras, aulas de canto, entre outros”, explica Débora.

Agora, com a inclusão dos programas do Senar-ES, acrescenta Jacqueline Ermidorf, atividades voltadas aos interesses do meio rural serão oferecidas a esses pacientes e, assim, o tempo de permanência no Hospital, enquanto aguardam o ônibus da Prefeitura para retornarem para casa, será também utilizado para o aperfeiçoamento profissional.

compartilhe: