Hospital Santa Rita

Notícias

Acompanhe as notícias da Afecc

Premma é o vencedor do Prêmio de Extensão Maria Filina

O Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), fruto da parceria entre a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia e o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi o grande vencedor do Prêmio de Extensão Maria Filina, concedido durante a 5.ª Jornada Integrada de Extensão e Cultura.

A Jornada, que teve como tema “Por uma extensão sustentável”, foi realizada no mês de outubro, pela Pró-Reitoria de Extensão e Secretaria de Cultura da Ufes, como parte da Semana do Conhecimento da Universidade, reunindo eventos nas áreas de ensino, extensão e pesquisa.

O grande objetivo foi divulgar as ações de extensão da Universidade, bem como discutir as formas de tornar as ações de extensão e de cultura afinadas com uma sociedade sustentável.

O Premma se destacou pelo sucesso do trabalho, realizado há 20 anos, na Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, com a finalidade de sistematizar o atendimento à mulher mastectomizada (que precisou retirar a mama devido ao câncer) de modo interdisciplinar e fundamentado nas habilidades específicas de cada área do conhecimento em saúde.

Uma equipe composta por docentes da Ufes, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e acadêmicos  realizam, com as pacientes do SUS encaminhadas pela equipe médica do Hospital Santa Rita de Cássia, exercícios físicos, palestras, acompanhamento clínico, psicológico e social.

Dessa forma, as mulheres inseridas no Premma recebem o cuidado e a atenção integral para que possam voltar ao mercado de trabalho e também para que resgatem a autoestima. Assim como o atendimento ambulatorial, o Premma também proporciona o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao câncer de mama.
 

compartilhe: