Hospital Santa Rita

Projetos Sociais

Atividades voltadas para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no nosso Hospital

Voltar

Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma)

O Premma foi criado em 23/09/1999 pela Prof. Doutora em Enfermagem Maria Helena Costa Amorim como parte de seu trabalho na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e implementado por meio de parceria firmada entre a Ufes e a Afecc-Hospital Santa Rita. O objetivo é oferecer atenção integral à mulher mastectomizada (que precisou retirar a mama devido ao câncer), de modo interdisciplinar e fundamentado nas habilidades específicas de cada área do conhecimento em saúde.

São realizadas dinâmicas que envolvem atividades pré e pós-operatórias, imagem corporal, sexualidade, autoestima, estratégias de enfrentamento da doença, tratamento, família, atividade física, práticas integrativas e complementares, entre outras de igual importância para a atenção integral à paciente.

O Premma também oferece oficinas terapêuticas, coordenadas por profissionais de psicologia, que proporcionam o aprendizado de alguma atividade que poderá se tornar fonte de renda para a paciente. Consultas interdisciplinares são realizadas em todas as etapas do tratamento.

Com os excelentes resultados obtidos, desde 2006 toda mulher diagnosticada com câncer de mama e matriculada no Ambulatório Ylza Bianco, da Afecc-Hospital Santa Rita, pode ser matriculada no Premma e participar dos grupos de atendimento.

Todos os cuidados e intervenções desenvolvidos no Premma são respaldados por estudos clínicos ou epidemiológicos, autorizados pelo Centro de Estudos da Afecc-Hospital Santa Rita e pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, e publicados em periódicos nacionais e internacionais com alunos de graduação, mestrado e doutorado da Ufes.

Em 2009 foi lançada e distribuída a cartilha "Aprendendo a cuidar-se pós-mastectomia" que possui informações sobre o tratamento e os cuidados que a paciente mastectomizada deve ter, contém também exercícios para serem executados diariamente por essas pacientes. Outro material também distribuído às pacientes é o livro “As Vitoriosas: histórias que vivi, que jamais esqueci", de autoria da Prof. Maria Helena Costa Amorim, que conta a história do Premma.

Em 2018 foi ​feita uma reestruturação do grupo juntamente com a fisioterapia, enfermagem, psicologia e serviço social. Reuniões passaram a ser realizadas duas vezes por semana com as pacientes que necessitam da reabilitação física, sendo os exercícios físicos feitos em um primeiro momento e em seguida a parte terapêutica.

compartilhe: