Hospital Santa Rita

Programas Sociais

Programas Sociais Affec

Voltar

Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma)

O Premma, criado em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e a Afecc-Hospital Santa Rita, tem como proposta sistematizar o atendimento à mulher mastectomizada (que precisou retirar a mama) de modo interdisciplinar e fundamentado nas habilidades específicas de cada área do conhecimento em saúde. O grupo é constituído de mulheres mastectomizadas, encaminhadas por profissionais de saúde do Hospital Santa Rita de Cássia em sua maioria procedentes do Estado do Espírito Santo. Essas mulheres são inscritas depois do diagnóstico clínico com o objetivo de inserí-las no processo de cuidado integral, por meio de diversas atividades procurando reintegrar a mulher no mercado de trabalho, resgatando a sua autoestima.

No ano de 1997, em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi criado o programa com o objetivo de reabilitar mulheres e homens que se submeteram à mastectomia. Assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, acadêmicos e docentes da Ufes, orientam os pacientes realizando exercícios para reabilitação física, palestras, acompanhamento clínico, psicológico e social.

Em 2009 foi lançada e distribuída a cartilha "Aprendendo a cuidar-se pós-mastectomia" que possui informações sobre o tratamento e os cuidados que a paciente mastectomizada deve ter, contém também exercícios para serem executados diariamente por esses pacientes.

Em 2018 foi ​realizada uma reestruturação do grupo juntamente com a fisioterapia, enfermagem, psicologia e serviço social. São realizadas reuniões, duas vezes por semana, com as pacientes que necessitam da reabilitação física, sendo realizados os exercícios em um primeiro momento e em seguida a parte terapêutica.

As pacientes que recebem alta da reabilitação são direcionadas para o grupo Sênior, cujo encontro é mensal, para acompanhamento, no mesmo formato. Durante os encontros, a equipe multidisciplinar passa orientações, bem como realiza exercícios para reabilitação física, palestras, acompanhamento clínico, psicológico e social.

compartilhe: