Hospital Santa Rita

Voluntariado

É aquele que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade.

Atividades do Voluntariado

O trabalho voluntário está pautado no amor ao próximo. Deve ser desenvolvido com responsabilidade, discrição e pontualidade para que o êxito seja sempre uma constante sem suas atividades.

É necessário, que haja conscientização do seu compromisso, da sua responsabilidade, da sua pontualidade e assiduidade no setor ao qual prestará  serviço. 

É muito importante para o sucesso do trabalho, o bom relacionamento com a equipe, respeitando-se mutuamente e evitando assumir papéis diferentes de suas atribuições.

Por mais que o voluntário tenha experiência e anos de atividade, acreditamos que é necessário a renovação de conhecimentos e troca de experiências para o enriquecimento de sua  prática. Portanto, deverá participar de encontros, palestras, cursos, fóruns, etc.; oferecidos pela Instituição.

O voluntário deve ter clareza dos compromissos assumidos e desejo de estar engajado dentro do processo, não deixando que o entusiasmo e o excesso de boa vontade o confunda, prejudicando as atividades desenvolvidas.

Artesãs do Amor

Fazer bem ao próximo é uma das missões do setor de voluntariado da Afecc. Com esse propósito, cerca de 50 pessoas se juntaram para realização de trabalhos manuais. O objetivo é arrecadar fundos para as obras assistências que a Instituição oferece ao paciente oncologico do SUS, assistidos no Hospital Santa Rita. 

O grupo é composto por bordadeiras, pintoras, costureiras, que são chamadas de "Artesãs do Amor". O trabalho dessas mulheres é realizado durante todo ano, para no final do mês de novembro e começo de dezembro começar a organizar o grande bazar, que acontece no Shopping Vitória e no Victória Mall, localizado em Jardim da Penha. Nele são vendidas toalhas de banho, rosto, toalhas para mesa, porta pregadores, e muitas outras coisas.

Segundo Vanilze Lakatos, coordenadora do grupo, o número de aproximadamente 50 voluntárias, até parece ser grande, o que muitas pessoas não sabem, é que alguns trabalhos gastam muito tempo até ficarem prontos, o que impede a confecção de outros. Com isso, os materiais acabam ficando estocados por um bom tempo, devido à falta de procura de pessoas que possuem esses dons. 

"Você que por motivos pessoais, ou por morar no interior do Estado, que gostaria de ser voluntária e pensa que precisa vir até aqui para ser uma, está enganada, você pode contribuir muito de onde você estiver" explica à coordenadora. "Hoje temos voluntárias até do interior do Estado e acreditamos que esse número possa aumentar, para isso, contamos com a sensibilização das pessoas", finaliza.

O grupo se encontra de segunda a quinta- feira, a partir das 13 horas na casa do voluntariado, que é localizada dentro do Hospital. No local, além delas exercerem o trabalho, muitas acreditam que o momento serve como terapia e relaxamento. 

Quem tiver interesse em se transformar em uma Artesã do Amor, é só entrar em contato com o setor de voluntariado da Afecc no telefone 3334-8135. Após o contato, a Afecc disponibiliza todo material (linhas, moldes, agulhas e etc) necessário para confecção.

Serviços
Quem pode participar: bordadeiras, costureiras e pintoras;
Como fazer: ligar para 3334-8135 - Voluntariado;
Obs: A Afecc disponibiliza todo material como: agulha, moldes, toalha, linhas e etc.

Entre em contato com o Setor de Voluntariado: (27) 3334-8135 ou voluntariado@santarita.org.br

compartilhe: